Portes grátis a encomendas superiores a 39€ para Portugal Continental

Os 10 Rs da sustentabilidade

Escrito em 29 de outubro de 2021

Os 10 Rs da sustentabilidade

Nos últimos anos as alterações verificadas em todo o planeta, em particular, no meio ambiente, inovações foram feitas com vista a uma maior sustentabilidade.


A denominação inicial dos três Rs da sustentabilidade visa Reduzir, Reusar e Reciclar os materiais usados. Este conceito foi criado após a segunda guerra mundial, devido à escassez de produtos industrializados que os países possuíam naquela altura.


Hoje em dia pode-se verificar que mais cinco foram adicionados (Refletir, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar) para serem colocados em prática no dia-a-dia. Estas reflectem um aumento da consciencialização global, cujas adicionam valores que colocam mais foco na responsabilidade e respeito pela Natureza.

 

A lista seguinte junta mais duas (Recusar e Reintegrar), que também visam contribuir para uma prática cada vez mais importante nos dias de hoje.


RECUSAR: 

Esta premissa visa evitar produtos que contaminam a Natureza, tanto na produção como na utilização. Hoje em dia, uma breve pesquisa na internet revela bastante informação acerca da empresa e as suas políticas ambientalistas. Recuse produtos ou serviços de empresas que não respeitem a legislação ambiental, que usam mão de obra escrava abusiva ou infantil, ou que fazem testes nocivos em animais.


REPENSAR:

Esta é auto-explicativa pois é importante repensar e refletir sobre as nossas atitudes do quotidiano, nomeadamente reparar em padrões de consumo excessivo inconsciente, e verificar como essas ações impactam o meio à nossa volta. Tendo consciência de nós mesmos, conseguimos contribuir positivamente para a sociedade e, consecutivamente, o planeta.


REDUZIR:

Reduzir causa um impacto positivo na pegada ecológica. O consumismo excessivo e inconsciente pode ser prejudicial à vida na Terra pois gera um dos principais agentes negativos no impacto ambiental da atualidade: o lixo. 


REUTILIZAR:

Esta refere-se a dar uma segunda oportunidade ao que seria descartado. Quando utilizamos objetos, aumentamos a sua vida útil, reduzindo o lixo. Podemos fazer novos acessórios a partir de restos de tecido de roupa usada, ou utilizar canecas velhas para vasos, ou até mesmo fazer vasos partidos  numa arte quando colados com ouro, como se faz no Kintsugi. Procure dicas de upcycling na internet e aproveite com uma boa dose de criatividade!


REPARAR:

Este pode ser confundido com o Reutilizar, mas mais dedicado a peças que podem ser arranjadas. Electrodomésticos avariados que têm arranjo é um dos inúmeros exemplos que podemos encontrar. Se quisermos substituir algum, lembre-se que há sempre quem possa necessitar.

 

RECICLAR:

Quando o material ou produto não pode ser reutilizado ou reparado, o ideal é reciclar. Retornar materiais como papel, plástico, metal e vidro à cadeia produtiva para ser transformado em outros produtos, reduz tanto o lixo como a extração de matéria prima que seria usada para produção de objetos novos.


REINTEGRAR:

O lixo orgânico pode e deve ser reintegrado na natureza. Casca de fruta, verduras, podas de árvores e restos alimentares podem ser transformados em adubo através da compostagem. Fazer compostagem reduz bastante a quantidade de lixo que enviamos para os aterros sanitários e ajuda as plantas a prosperarem na Natureza.


RESPEITAR

A vida, os seres vivos, as pessoas, o ambiente, a natureza devem ser respeitados. O respeito é a base de qualquer relacionamento é um dos pilares da vida em sociedade.


RESPONSABILIZAR-SE

A responsabilização pelos nossos actos e os seus impactos permite-nos lidar com uma maior segurança e criam oportunidades de melhoria, tanto a nível pessoal como a nível social. Como habitantes do planeta e com a noção do nosso poder de criação, somos também responsáveis por ele. 


REPETIR:

A repetição vem muito desta informação que deve ser passada aos outros. A partilha de conhecimento é essencial para que todos possamos contribuir para um mundo melhor e sustentável! 


Por isso compartilhe este post com os seus amigos :))

 

 


×