
O óleo de coco (Cocos nucifera) é uma gordura obtida a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extra-virgem, respectivamente é famoso por trazer benefícios para a saúde e beleza por meio da alimentação e aplicação direta nos cabelos, pele, dentes e mucosas.
Durante séculos tem sido um ingrediente básico em produtos de beleza feitos e usados por comunidades em todo o mundo, especialmente nas regiões tropicais e costeiras. Nos países onde os cocos são nativos, as pessoas usavam-os para fazer cestos, utensílios e instrumentos musicais.
Para os curandeiros samoanos nativos, bem como para os curandeiros da América Central e do Sul e praticantes da medicina ayurvédica, o óleo de coco foi usado como remédio para tratar doenças e curar feridas. Muitas mães na ilha usavam óleo de coco para massagear seus filhos a fim de promover o crescimento de ossos fortes, proteger sua pele contra manchas e prevenir doenças e infecções.
Usado cosmeticamente ou topicamente em geral, o óleo de coco pode penetrar na pele facilmente, devido ao pequeno tamanho de suas moléculas, que são quase tão pequenas quanto as moléculas de óleo essencial e que permitem que os óleos essenciais sejam prontamente absorvidos pela pele quando combinados com o óleo de coco . Sem obstruir os poros, o óleo de coco oferece excelente emoliência para pele, permanecendo adequado para peles sensíveis, inflamadas e irritadas. Ao fornecer hidratação, ele cria uma barreira protetora na superfície da pele, bloqueando a umidade para amaciar, lubrificar e resfriar a pele e o cabelo, evitando ressecamento futuro e fungos.
Usado em um creme tópico, o óleo de coco acalma e resfria áreas irritadas da pele, como as afetadas pelos desconfortos de doenças como pé de atleta, psoríase e verrugas. Ele efetivamente alivia queimaduras solares e bolhas.
Limpa e nutre a pele, deixando-a macia e sedosa, relaxa o corpo numa massagem, hidrata a pele de forma rápida e profunda, retendo a hidratação.
O alto teor de ácido láurico neste óleo antifúngico ajuda a eliminar as bactérias nocivas do herpes labial. Bochechar com óleo de coco ajuda a reduzir a presença de bactéricas que causam cáries e placas nos dentes. Funciona como um substituto do antisséptico bucal. Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo também reduz a gengivite, que nada mais é do que a inflamação das gengivas.
Para um remédio para resfriado, o óleo de coco pode ser misturado com o oleo essencial de hortelã-pimenta ou de hortelã e esfregado no peito para aliviar a congestão e aumentar a circulação.
Usado no cabelo, o óleo de coco pode proteger o couro cabeludo contra o desconforto do ressecamento e a formação de caspa. Cabelo lustroso e couro cabeludo mais saudável podem ser alcançados misturando óleo de coco com óleos essenciais que são conhecidos por ter benefícios para o cabelo.
Ao fazer a barba, o óleo de coco pode ser usado para prevenir irritações na pele.
É suave o suficiente para ser usado na pele do bebê, tornando-o adequado para o alívio de assaduras e outras irritações da pele.